SOBRE A NOVA JERUSALÉM: lugar de justiça e igualdade

Eis que eu vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra já passaram e também o mar já não mais existe.”

Apc. 21:01

voce_tem_pensado_na_volta_de_jesus

Na tentativa de termos um lugar bem melhor para nós vivermos, muitos sãos os indivíduos que acabam  lutando pela justiça social defendendo bandeiras muitas vezes louváveis. Para isto, algumas pessoas engajam-se ideologicamente e constroem uma doxa para embasar a sua práxis. No Brasil, por exemplo, muitas são as pessoas indo às ruas em nome de seu país, pois elas não suportam mais tantas mazelas. É visto, inclusive, cristãs e cristãos posicionando-se politicamente, articulando-se, filiando-se a algumas correntes, querendo ser relevantes. Nada disto está equivocado. Contudo é preciso fazer algumas considerações.

Não há nada de errado, definitivamente nada mesmo, em cristãs e cristãos quererem manifestar-se social e politicamente a fim de suprir as necessidades dos lugares onde elas foram inseridas por Deus, lutando por todo os seus respectivos direitos. Muito pelo contrário, além de não ser errado, é altamente esperável, desejável até, chega a ser mesmo um verdadeiro clamor contemporâneo urgente. Contudo para todas e todos cristãos e cristãos genuínas e também genuínos é sempre indispensável ter em mente as verdades bíblicas de uma cosmovisão saudável.

Para o real Cristianismo bíblico, desde a Queda de Eva e Adão no Jardim do Éden, que é narrado em Gênesis – capítulo três – o ser humano, o ser sistema e o mundo no qual ele está inserido (enquanto kosmos) estão continuamente em pecado. A natureza agoniza em morte! Todos os aspectos da natureza de todo os seres humanos está inclinada para desagradar a Deus. Tal verdade é a realidade bíblica para todo ser humano. Assim sendo, fica, então, o seguinte questionamento: como pode criaturas tão depravadas, desprezíveis, ruins e más por conta de sua natureza caída pelo pecado de outrora (Rm. 05:12) produzirem coisas boas por si só que objetivam o seu progresso social? Assim sendo, a “política cristã” é bastante pessimista, pois a cristã e o cristão verdadeira e verdadeiro não deposita a sua total esperança de um amanhecer melhor em “messias parlamentares”. O cristão nunca deve depositar plenamente a sua confiança inteiramente em construção ideológica A ou B, em partidos de Esquerda, Direita, Centro ou outros, em político X, Y, Z para a construção de um mundo melhor e muitas são as constatações que podem provar o que está sendo dito aqui. Além do mais, as condutas supracitadas constituem-se idolatria: um pecado abominável e completamente reprovável diante de Deus.

Ok, mas então qual é a solução perfeita para o cristão? É o próprio Deus! É Nele e tão somente Nele que se deve repousar toda a fé cristã de melhoras sociais. Isto porque é somente de Deus que pode vim todo o bem ideal, pleno e também completamente perfeito, desejável, pois é tão somente Nele que não existe qualquer minúscula sombra de mácula, mal, pecado, falha, injustiça, erro. E mesmo que as pessoas tenham boas iniciativas, como é possível vermos muitas vezes, iniciativas que contribuem em muito para o progresso político e social de uma nação só podem originar-se no próprio Deus para nós e, assim, toda a glória, louvor, gratidão e também toda a forma de reconhecimento só podem ser direcionadas a Ele. E mesmo Deus não sendo um deus exclusivamente político, no Final de todas as coisas Ele tem preparado para os Seus a sociedade ideal…

Eu falo aqui da segunda e também definitiva vinda a este mundo corrupto que jaz no maligno de Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, o Emanuel, Aquele que era, que É e que também há de vir. Será exatamente neste momento que, como cantava Clara Nunes, “do mal será queimada a semente e o Amor será eterno novamente”. Quando enfim, para a Sua toda a glória, os lindos portões celestiais serão abertos para o Seu povo. E nesta sociedade não existirão mais diferenças sociais, raciais, econômicas, geográficas, políticas, ideológicas, regionais, linguísticas e nem mesmo religiosas e sexuais. Será um momento de alegria ímpar, de êxtase sem igual, quando o corpo dos que creem for transformado em plenamente incorruptível, pois será exatamente naquele lugar que serão extintos todos os males, toda a maldade, pecado, injustiça, onde não haverá mais choro e muito menos ranger de dentes, onde as privilegiadas e privilegiados, os que perseveraram até o Fim, o povo da Cruz que estiverem com o Todo Soberano naquele especial momento de Glória serão apenas um povo só. Onde Deus irá nos mostrar na prática que Ele não faz acepção de pessoas mesmo, pois o povo será um só!

Ali só existirão inúmeros sorrisos, não mais morte, opressão, injustiça, desigualdade, religiosidade. O galardão celestial e eterno será entregue. Não existirá mais a opressão e corrupção estatal, o roubo de ricos contra pobres, os impostos altos que não contribuem em nada. Não serão encontrados problemas de mobilidade urbana. Será o lugar completamente perfeito (o lugar!). Lá, como toda a certeza, não existirá qualquer espaço para o mal e muito menos para o pecado que hoje nos atormenta. O Diabo e todos os serão destronados por toda a eternidade (e ele disto já sabe!). Assim é a terra que Deus tem preparado para o Seu povo. Cristãs e cristãos não devem lutar tão somente por melhoras aqui, mas almejar fortemente pela Eternidade Divina, Perfeita, Ideal, ao lado do Senhor Soberano e firmes nestas promessas serem elementos de transformação na atual sociedade onde estão.

Concluindo, eu acredito fortemente que a melhor maneira de definir a Eternidade ao lado de Deus é afirmando que lá e lá somente é o lugar (o lugar!) onde a Justiça e a também a Igualdade em toda a sua plenitude e pureza, em seu sentido máximo prevaleceram plenamente para todo sempre. Maranata!

E lhes enxugará dos olhos toda a lágrima e a morte já não existirão, já não haverá mais luto, nem pranto, nem dor, nem morte, pois as primeiras coisas já passaram.”

Apc. 21:04

 

Por fim, eu deixo ainda duas canções para alimentar os nossos corações com a firme esperança da segunda e também definitiva vinda de Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e que é também o Seu unigênito, a este mundo que jaz aqui no maligno a fim de trazer Justiça e Igualdade e sua toda plenitude:

 

Esperando pela volta do Sr. Jesus Cristo,

Natanael da Costa, 19

Igreja Batista Manancial em Quebra-Pote

São Luís – MA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s