A ESPERA CRISTÃ POR DIAS MELHORES (Ou O Cristianismo segundo Jota Quest)

Jota Quest é uma das bandas de pop-rock (mais pop do que rock) brasileiras mais conhecidas. Famoso por seu vocalista, Rogério Flausino, o grupo musical é autora de icônicos sucessos da música nacional como “O Sol”, “Só Hoje” (que também é interpretada pela banda de rock Tianastácia), a inspirativa “Dentro de um abraço“, dentre outras, além de realizar parcerias com músicos como Projota e Anitta. A banda é uma das que já possui mais tempo na estrada.

No presente texto eu quero convidá-la (o) a refletir a letra de uma popular canção do grupo que aqui está em questão. Refiro-me a Dias Melhores. Uma bela canção, sensível e delicada. A canção, apesar de não estar com “o selo gospel de qualidade”, é o tipo de obra musical que nos faz pensar acerca da fé que foi instituída pelo Homem de Nazaré e poderia, muito bem, ser entoada alegremente por adoradores verdadeiros em louvor ao Rei. Sem mais delongas, vamos à letra:

 

Vivemos esperando

Dias melhores

Dias de paz, dias a mais.

Dias que não deixaremos

Para trás.”

 

Sendo escrita na segunda pessoal do plural, a letra da canção em questão aqui começa afirmando que as pessoas aguardam sempre por dias que melhores sejam. Aguardam por mais dias, mas não mais dias como os outros dias, mas sim dias em que haja paz, dias que serão tão inesquecíveis que para trás não serão deixados. Ora, se os seres humanos esperam por dias bons, dias de paz, dias melhores, então isto significa que o hoje não é tão bom como gostaríamos que fosse, por isto, nós aguardamos os dias melhores. Apesar de a canção ser já bem antiga, a sua letra expressa um sentimento contemporâneo. Ligamos a TV, abrimos o jornal e logo nos deparamos com a violência urbana, com a corrupção política, com os problemas de sempre, com um povo anestesiado pelo futebol e efemeridades e entendemos que as coisas não estão nada bem e que seria excelente se pudéssemos viver algo próximo da plenitude do bem estar social e coletivo também. Por isto, alguns indivíduos depositam a sua esperança completamente e tão somente na militância política, outras pessoas, por sua vez, acabam se apegando a tendências psicodélicas e outras se entregam ao acaso, ao nada, ao relativismo, à falta de esperança mesmo, vivendo de maneira distraída sendo protegidas pelo acaso, como cantava Os Titãs em seu Epitáfio. Contudo, há um povo no meio do bolo que é a cidade. Um povo que nem sempre visível, um povo às vezes falho, o povo da cruz. Um povo que também chora com os problemas atuais, mas que não se perde ante aos sofrimentos e também espera por dias melhores, quando o novo céu a nova terra enfim, surgir. Quando a Justiça e o Amor irão para sempre prevalecer. Quando não existirá mais choro mais ranger de dentes, quando a morte será para todo o sempre aniquilada e a semente do mal será eternamente queimada, como cantava Clara Nunes. Assim, Jota Quest já começando, involuntariamente, traçando um panorama impecável da vida cristã e da Esperança que não se vai e há de se cumprir em seu tempo.

 

Vivemos esperando

O dia em que

Seremos melhores:

Melhores no amor,

Melhores na dor,

Melhores em tudo.”

 

A letra da canção continua e agora temos a descrição dos dias que nós estamos esperando: são dias em que melhores seremos. Seremos melhores, pois não estaremos mais correndo o risco de pecar, pois o corruptível será revestido de incorruptibilidade pelo próprio Incorruptível! O Dia em que transformados serão os que perseveraram até o fim e toda a nossa mácula será removida para todo o sempre e seremos definitivamente melhores, pois não ofenderemos mais ninguém, não seremos mais causadores da desgraça e do mal. Seremos melhores no amor, na dor, melhores em tudo. E assim o eu – lírico continua, “coincidentemente”, acertando em tudo com o estilo da vida cristã. Cristãs e cristãos andam pelo temporal chão deste mundo sabendo que peregrinos são e aguardam a Eternidade, onde de fato tudo será bem melhor do que hoje é. Será melhor no Amor, pois Ele será manifesto eternamente em seu ápice e em Amor serão as relações. Ele não será extirpado, pois a palavra que diz que o amor em tudo permanecerá se cumprirá finalmente. Será melhor na dor, pois ela não haverá mais, ou seja: será mesmo bem melhor em tudo! Como é possível perceber, Dias melhores não apenas descreve o anseio cristão pela Segunda Vinda, mas conta como será a Eternidade, aumentando assim a esperança dos que fiéis ao Soberano são. Aquele que tem ouvidos que ouça!

 

Vivemos esperando

O dia em que seremos

Para sempre.

Vivemos esperando

Dias melhores pra sempre!”

 

E a música continua, dando continuidade a descrição perfeita da espera cristã por dias melhores. E agora, em minha opinião, chegamos ao melhor momento. Nos versos anteriores fomos introduzidos sobre a espera que todas as pessoas têm por dias bons, depois vimos como são tais dias e agora temos mais uma informação sobre O dia. Mas não qualquer informação, é a melhor informação, pois nos é dito que nos dias melhores viveremos para sempre (“seremos para sempre”). Para algumas pessoas existe o desejo da imortalidade, para outras uma crença, mas para o cristão é uma CERTEZA! Escrevendo sobre a canção, Herberty Freitas de Souza, no blog Ultimato Jovem escreve o seguinte: “A fé retrata nesta música é aquilo que o mundo espera ter, mas não sabe como. Mas nós, cristãos, temos a receita para viver dias melhores, pois isso nos foi prometido. É através da fé e da busca que podemos adquirir“.

Perceba aqui agora que os dias melhores já serão muito bons com a presença constante do Amor e ausência total da dor, mas quando os dias melhores chegarem, também chegará à vida para todo sempre, o dia em que seremos para sempre que engrandecerá a própria Vida!

 

Dias melhores pra sempre,

Dias melhores pra sempre,

Pra sempre!”

 

Jota Quest com a sua música conseguiu descrever perfeitamente a espera cristã por dias que serão melhores de verdade para todo o sempre, fazendo encher de esperança qualquer coração aberto e sensível para localizar a mensagem soberana do Altíssimo em todos os lugares, inclusive com o som da banda que conseguiu cantar verdades cristãs belíssimas que são o cerne de nossa fé.

 

Soli Deo Gloria, Maranata!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s